quarta-feira, 28 de abril de 2010

Triste Fim de Policarpo Quaresma

Resenha - Victor

Policarpo Quaresma vive no subúrbio do Rio de Janeiro juntamente com sua irmã Adelaide e é mais conhecido como Major Quaresma. Policarpo, era patriota e nacionalista até o fim e por isso criticava as pessoas que não valorizavam a sua terra, já que o Brasil era repleto de boa literatura, gastronomia e etc.
Por ser nacionalista, interessou – se rapidamente pelo violão que era um instrumento tipicamente brasileiro, porém, marginalizado na época. Mesmo assim, pediu para que seu amigo Ricardo Coração dos Outros lhe ensinasse. Não recebia apoio de muitos, na verdade, a única que lhe apoiava era sua afilhada Olga.
Idealizava a idéia de que a língua oficial do Brasil deveria ser o tupi – guarani e não o português, mas foi mal interpretado e considerado louco.
Após ser internado por alguns meses, decide comprar o sossego, que era um sítio localizado no interior do Rio de Janeiro e então resolve viver da plantação que logo em seguida cai por terra.
Algum tempo depois, luta na revolta da armado pelo Marechal Floriano Peixoto. Acaba se ferindo e após a guerra torna – se carcereiro da ilha das enxadas, mas ao perceber que alguns prisioneiros foram condenados à morte injustamente, questiona se seu lugar é ali. No fim, apesar de seus amigos tentarem reverter essa situação, é considerado traidor e condenado à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário