sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Biografia de Jorge Amado

Por Victor Baptista

Jorge Leal Amado de Faria , nasceu na fazenda Auricídia , em Itabuna , na Bahia, no dia 10 de agosto de 1912. Filho do 'coronel' João Amado de Faria e de D. Eulália Leal,

Um ano depois de seu nascimento, uma epidemia de varíola obrigou a família a deixar a fazenda onde vivia e ir morar em Ilhéus, onde viveu a maior parte de sua infância.
Com 14 anos começou a participar da vida literária de Salvador e acabou sendo um dos fundadores do grupo de jovens que teve um importante papel na renovação das letras baianas, a 'Academia dos Rebeldes'.

Dos 15 aos 17 anos foi repórter de um importante jornal da Bahia. Entrou para a Literatura em 1930, quando uma editora publicou sua novela 'Lenita'.
Foi bacharel em ciências jurídicas e sociais, mas não chegou a exercer a função de advogado.

Em 1945, foi eleito deputado federal, isso lhe rendeu fortes pressões políticas. Era casado com Zélia Gattai, com quem teve três filhos.

Viveu exilado em varios países, como Argentina, Uruguai e França.
Em 1961 , foi eleito para a cadeira número 23 da Academia Brasileira de Letras.
Teve suas obras traduzidas para 48 idiomas. Muitas delas foram adaptadas para o cinema, teatro, rádio, televisão e histórias em quadrinhos.

Não escreveu só romances, também contos, poesias, biografias, peças , histórias infantis, etc.
Suas pricipais obras foram Mar Morto; Jubiabá; Tieta do Agreste; Cacau; Gabriela, cravo e canela; Seara Vermelha, entre outras.

Foi internado no dia 21 de junho de 2001 com uma crise de hiperglicemia, e teve uma fibrilação cardíaca.Voltou para casa, mas no dia 06 de agosto se sentiu mal e faleceu em Salvador, aos 88 anos. Seu corpo foi cremado a seu pedido e sua cinzas foram jogadas ao pé de uma mangueira que havia no quintal de sua casa.

Foi um dos mais famosos escritores brasileiros de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário